segunda-feira, 28 de outubro de 2013


JORNAL LOGRADOUROS


Dom Pedro deve estar se revirando de desgosto em sua tumba”, veja o artigo

28/10/2013

Entre tantas vergonhas nacionais que existem em nosso País, fica mesmo até difícil descrevê-las, por falta de espaço. Entretanto, vou citar uma delas, a que considero uma desonra nacional e até mesmo internacional, constituída pelo abandono do símbolo da independência da nossa Pátria Amada Brasil: o Monumento à Independência e o Riacho do Ipiranga, localizados no Ipiranga, zona sul de São Paulo.


Este famoso monumento onde estão repousando os restos mortais da Família Real, não tem recebido a devida manutenção a que faz jus, especialmente por sua importância histórica para a Nação brasileira, e até mesmo internacionalmente. A exemplo do descaso, parte edificada em bronze e em alvenaria está totalmente deteriorada, promovendo, inclusive, várias infiltrações na cripta.


Certamente, Dom Pedro deve estar se revirando de desgosto em sua tumba, pois os seus restos mortais e de sua família, em Portugal, de onde foram traslados para o Brasil, eram muito bem cuidados e venerados.


Caso Dom Pedro e sua Guarda Imperial, que estão retratados no célebre quadro de Pedro Américo, estivessem vivos e desejassem lutar contra o abandono a que foram deixados no Brasil, na Terra Amada que o mesmo lutou por sua célebre independência, também não lograria êxito, pois que todas as espadas em bronze foram furtadas, só ficando os cabos, com os quais não se poderia fazer nada, por absoluta impropriedade dos meios de defesa utilizados.


Será que o deixar que se efetivassem os furtos foi apenas uma maneira de se livrar da bravura do heroico guerreiro pelo abandono da sua cripta?


Se a Família Real estive viva e desejasse dar uma volta pelas margens plácidas do Riacho do Ipiranga, às quais não são mais tão plácidas, mas sim, horripilantes, especialmente pelo mau cheiro do lixo que se acumula ao redor, devido ao entulho deixado desde a sua pavimentação, gerando com isso, nos dias de calor, um cheiro insuportável, certamente que ela correria de volta para a cripta dizendo: “Nós estamos melhor no mundo dos mortos do que nos dos vivo-mortos, pois que o mau cheiro é reinante!”.


Já as famílias brasileiras também não têm muito por onde correr. Elas até poderiam frequentar esse ponto turístico esquecido pelo poder público, se a Prefeitura de São Paulo não soubesse apenas aumentar os impostos na cidade, mas sim, fizesse o que lhe compete, por dever de ofício, que é a necessária restauração do Monumento à Independência e a limpeza do Riacho do Ipiranga!
Cabe aqui um a, pois quem avisa amigo é: Se você for ao Monumento, mesmo que não sofra de incontinência urinaria, leve um penico ou vá de fralda, pois o banheiro está fechado há quatro meses!


Também tome cuidado para não cair ao caminhar pelo piso, pois simularam um restauro nas pedras do pavimento envoltório (serviço de porco)!
Eduardo Augusto Pinto



Sítio: https://www.facebook.com/pages/Sosipiranga/326960194052214

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário