quinta-feira, 23 de janeiro de 2014



JORNAL LOGRADOUROS
23/01/2014

O "escondidinho" do Metrô na estação Alto do Ipiranga

Por: Por Eduardo Augusto Pinto
Com sérias dificuldades no andar, por causa de problemas na coluna cervical, e, ainda, com uma tremenda vontade de urinar, por conta dos inúmeros medicamentos que tenho de tomar diariamente, eis que, na última quinta-feira, 16, por volta das 10h, comecei a procurar pelo “Escondidinho do Metrô”, na Estação Alto do Ipiranga, ou seja, procurei pela placa indicativa do sanitário para portadores de necessidades especiais.
Depois de muita busca e a consequente não localização, dirigi-me a uma funcionária do Metrô, que afirmou não existir banheiro para deficientes físicos no local, “mas vou abrir uma exceção para o uso do banheiro dos funcionários”, disse.
Pasme, pois quando foi aberta a porta que mantinha os dizeres “PROIBIDA A ENTRADA”, havia outra indicativa, clara e precisa: “SANITÁRIO PARA DEFICIENTE FÍSICO”, sendo certo que a fala da funcionária foi, inclusive, confirmada pelo encarregado de Estação.
Achei estar diante de um incrível absurdo, no que diz respeito a esconder as placas de orientação de sanitários para uso de portadores de necessidades especiais atrás de uma placa “PROIBIDA ENTRADA”, pois o acesso aos sanitários para portadores de necessidades especiais é um direito, e que deve estar devidamente sinalizado.
Isso não é um favor, inclusive, na Estação Ana Rosa, também não existe respeito com as pessoas portadoras de necessidades especiais, pois para descer da Linha Verde e acessar a Linha Azul, é necessário utilizar-se de um elevador, sem comando automático.
E mais, para as pessoas portadoras de necessidades especiais, usarem o dito elevador, são obrigadas a ficar apertando o botão de chamada, até o elevador chegar onde elas estão para, então, ingressar no elevador e ter de acionar a manete de controle para baixo, até nivelar com o piso onde vão descer, podendo, até mesmo, vir a sofrer sério acidente com isto.
Saliento que nos prédios particulares antigos, que colocaram o sistema para atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais já existem o elevador com comando automático.
O Metrô, que tem uma maior circulação de pessoas com necessidades especiais, ainda não fez o mesmo, ou seja, não instalou elevadores com comando automático.
Veja que o que está ocorrendo no Metrô: enquanto deveria melhorar no dia a dia, é exatamente o inverso.
A piora e a falta de qualidade no atendimento violam frontalmente as leis que regulam as condições de acessibilidade para as pessoas que são portadoras de necessidades especiais. 
Eduardo Augusto Pinto é advogado em São Paulo/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário